O PAPEL DO ADVOGADO NA SOCIEDADE
- Francisco do Carmo Paula Junior
- 4 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

A palavra advogado deriva da expressão latina ad-vocatus, que quer dizer “o que é chamado” em defesa. Isso quer dizer que o advogado é aquele chamado em defesa de uma causa ou uma pessoa buscando a realização da justiça. Também chamado de causídico, patrono ou procurador, o advogado é aquele responsável por trazer ao processo a verdade e a razão do seu constituinte.
Todo cidadão precisa do auxílio do advogado para buscar um direito que teve agredido, trazendo a Constituição da República Federativa do Brasil, no artigo 133, que “o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”. Isso quer dizer que sem a presença do advogado, não como alcançar a Justiça, tendo em vista que é ele quem falará pelo cidadão, seja ele autor, seja ele o réu de uma ação. E para exercer esta função é preciso um princípio fundamental para protegê-lo das ações do Estado.
A importância do advogado vai além de sua atuação como defensor, pois ele também exerce a função social, combatendo a injustiça e zelando pela democracia sempre. A importância do advogado é imprescindível nos momentos em que você já não sabe mais o que fazer para resolver um problema e está se desesperando, pois ele atuará de forma a acalmá-lo, oferecendo o melhor de seus serviços.
É papel do advogado a garantia e o cumprimento do direito do seu cliente, em meio a uma sociedade que está cada dia mais complexa e burocrática, é preciso que exista um profissional responsável por decifrar o emaranhado de informações que acomete o cidadão diariamente. Além de dar clareza aos problemas, o advogado também faz papel de conselheiro e defensor dos direitos do indivíduo.
O profissional em Direito deve estar sempre atualizado e é um eterno estudante. O Direito é muito dinâmico, pois tem que acompanhar as transformações sociais diversas.
O Advogado Francisco do Carmo Paula Junior é totalmente preparado para orientar, dar opiniões, entrar com ações e pedidos de execuções, de acordo com a necessidade do caso. É também um excelente conselheiro, tanto no que tange a assuntos jurídicos, quanto a outros, pois dedica grande parte de sua vida a estudos teóricos em todas as áreas do Direito, aliados às experiências adquiridas durante toda a sua vida.
Comments